As glândulas fúndicas são assim denominadas porque se localizam no fundo do estômago. Elas são produtoras do ácido clorídrico, responsáveis pela digestão do alimento na cavidade gástrica. No entanto, em alguns casos, essas glândulas podem sofrer um crescimento desordenado, conhecido como hiperplasia, e formar pólipos. Ou seja, se você realizou um exame de endoscopia que teve como resultado “pólipos nas glândulas fúndicas”, isso indica a existência de pólipos deste tipo no estômago.
⚠️ FATORES DE RISCO
⚠️ COMO TRATAR PÓLIPO FÚNDICO?
O tratamento consiste na remoção dos pólipos por endoscopia e no acompanhamento médico – com a realização de exames periodicamente. Portanto, se tiver alguns dos sintomas, é importante procurar o médico para buscar a causa do problema e propor o tratamento mais adequado.
⚠️ PREVENÇÃO
Assim, diante das causas, adotar um estilo de vida saudável é importante porque pode evitar o surgimento de pólipos gástricos (fúndicos). Isso inclui, portanto: manter uma alimentação equilibrada; praticar exercícios físicos; não fumar; evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; não se automedicar; controlar o estresse e a ansiedade.